terça-feira, 4 de março de 2014

Bacalhau com grão-de-bico

Desde a minha primeira gravidez há seis anos, que o bacalhau quase desapareceu do meu prato. Há quem "enjoe" de chocolate....eu foi o bacalhau. Mas nos últimos meses, estou a recuperar o "gosto bem português". Apercebi-me da mudança nas últimas semanas. Na mesma semana deu-me vontade de "bolinhos de bacalhau" e "bacalhau com grão-de-bico". 

Por falta de tempo, comprei os "bolinhos" já feitos, mas "atirei-me" aos tachos para fazer o "bacalhau com grão-de-bico". Eis o resultado:







Ingredientes (4 pessoas)

300g de bacalhau cozido e em lascas 
500g de grão-de-bico cozido
2 cebolas médias
2 dentes de alho
4 ovos
azeite qb
pimenta qb
salsa qb

Coza os ovos. 

Pique a salsa e reserve até servir.

Corte as cebolas em rodelas finas e pique o alho. Coloque a cebola e o alho (pode também juntar uma folha de louro) numa frigideira com bastante azeite e deixe refogar até a cebola ficar mole. 

Adicione depois o bacalhau e envolva. Junte em seguida o grão-bico cozido. Tempere com pimenta e retifique o sal (depende do bacalhau). Envolva e deixe cozinhar 2 a 3 minutos, para o grão ganhar um pouco de gosto.

Sirva quente, coberto com os ovos cortados às rodelas e salpicado de salsa.








1 comentário:

  1. Obrigada, Pat...é sempre bom lembrar. E graças a ti sei fazer pasteis de bacalhau e pataniscas!

    ResponderEliminar