quarta-feira, 18 de junho de 2014

Queques de mirtilo

Levar os miúdos às compras pode revelar-se stressante, cansativo e fazer aumentar a fatura. A minha ultima tentativa de os interessar pelas compras saldou-se com a compra de mirtilos, quando cá em casa não somos apreciadores. No final, os miúdos acabaram por virar a cara aos mirtilos e ei-los ali condenados a terminar no lixo. Mas eu detesto deitar comida fora. 
Lembrei-me de passar em revista todas as minhas receitas, para ter uma ideia de como aproveitar os mirtilos. Acabei mais uma vez a folhear a minha "bíblia" "Cozinha para quem quer poupar" de Mafalda Pinto Leite. Alterei um pouco a receita, mais eis o resultado:



Ingredientes (12 queques)

250g de farinha 

1 saqueta de fermento
150g de açucar (metade do qual açúcar baunilhado)
185ml de leite
125g de manteiga derretida e fria
2 ovos batidos
250g mirtilos



Aqueça o forno a 200°c. Unte ou coloque formas de papel de queques numa forma para 12 queques (ou formas individuais).

Misture a farinha com o açúcar numa tigela grande. Faça um buraco no centro. Adicione o leite, a manteiga e os ovos à farinha. Misture delicadamente, com uma colher de pau.

Deite a massa nas formas preparadas. Reparta os mirtilos pelas formas.


Leve ao forno 12 a 15mn, até estarem cozidos no interior. Retire do forno e arrefecer 5mn antes de transferir os queques para uma grelha.

Pode cobrir os queques com um glacê: açúcar em pó, um pouco de agua e colorante da vossa escolha.

Sem comentários:

Enviar um comentário